Iran Galeria de Arte
(32) 3215.5540 Batista de Oliveira, 1008 - Centro - Juiz de Fora / MG Molduraria e Galeria de Arte

Fernando Pitta

Fernando Pitta foi um artista plástico com obra tão extensa e variada, que da pequena Tiradentes / MG conseguia - e ainda consegue alcançar qualquer lugar do mundo. Pintor, desenhista, escultor, cenógrafo, Pitta foi um homem que teve papel de destaque ao resgatar Tiradentes como pólo cultural, através de seu trabalho e sua participação ativa na comunidade.
 

Sua obra é marcada pela capacidade de aproveitar os mais diversos materiais e cores com seu amplo conhecimento de culturas variadas e suas histórias.
 

Em constante processo de criação, Fernando transformou a casa, em que morou nos últimos anos de sua vida, uma extensão de sua obra. Cada canto do lugar tem sua marca. Seus trabalhos estão nas paredes, nos quartos, no banheiro e até mesmo do lado de fora da casa, onde construiu uma varanda “a la Pitta”.

 

A trajetória do artista também é marcada por sua participação em vários eventos e iniciativas com o objetivo de desenvolver as artes e a cultura em Tiradentes, cidade em que morou a maior parte de sua vida.
 

Junto com artistas, que também tiveram importância no resgate cultural da cidade mineira, como Lótus Lobo, Roberto Vieira e Maria José Boaventura, Fernando Pitta participou da criação da Casa de Gravura do Largo do Ó projeto incentivado por Yves Alves, que foi um espaço voltado para a produção artística coletiva, reunindo jovens artistas que se instalavam temporariamente em Tiradentes.
 

Pitta era um “ativo animador cultural”, como descreveu seu amigo e jornalista cultural do jornal Estado de Minas, Walter Sebastião. Além dos vários eventos culturais que o artista participou, Pitta teve também forte influência na formação de jovens artesãos e artistas de Tiradentes, através da realização de diversas oficinas com seus discípulos.
 

Obras de Fernando Pitta



Fernando Pitta
60x80 cm