Iran Galeria de Arte
(32) 3215.5540 Batista de Oliveira, 1008 - Centro - Juiz de Fora / MG Molduraria e Galeria de Arte

Carlos Gonçalves

Nasceu em Juiz de Fora, em 1905 e morreu em 2001. Iniciou-se na pintura ainda na adolescência, quando participou de um concurso com uma tela com o rosto de Cristo e recebeu de prêmio uma "belíssima aquarela alemã", segundo palavras de Décio Lopes. Foi discípulo de César Turatti, a quem admirava antes mesmo de se tornar seu aluno.
 

É um dos responsáveis pela fundação da Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras, junto com Edson Motta e Heitor de Alencar, entre outros. Foi premiado na ocasião de sua participação no Salão Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Na década de 40, participou ativamente da administração da SBAAP, sendo eleito presidente em 1942, cargo que tornou a exercer na gestão 49/50, quando lhe coube organizar a Exposição de Arte em Comemoração ao Centenário de Juiz de Fora (maio / 1950), da qual participou também como expositor nas seções de pintura e de desenho. Confeccionou também decorações para Congressos Eucarísticos e salões carnavalescos de Juiz de Fora.
 

COLETIVAS


• Salão Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ.
• Salão Paulista de Belas Artes, São Paulo, SP.
• Salão Carioca de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ.
• Salão Fluminense de Belas Artes, Niterói, RJ.
• Salão Mineiro de Belas Artes, Belo Horizonte, MG.

"Hoje, vemos exposições de fotos e slides, desprovidas de sensibilidade, sem atmosfera; mesmo porque, por mais que a técnica fotográfica esteja evoluída, não irá superar o olho humano em termos de sensibilidade e percepção artística". Declaração do próprio autor.
 

Obras de Carlos Gonçalves


Carlos Gonçalves
28x40 cm