Iran Galeria de Arte
(32) 3215.5540 Batista de Oliveira, 1008 - Centro - Juiz de Fora / MG Molduraria e Galeria de Arte

Aurélio D’ Lancourt

Aurélio D’ Lancourt nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1919 e faleceu na mesma cidade, em 1990.
 

Descendente de família influente e morando em Copacabana, teve uma infância privilegiada, que lhe permitiu desenvolver bem suas aptidões em vários campos de atividades, e não apenas no desenho artístico. Com efeito, sua primeira experiência profissional, aos 19 anos, deu-se como cartógrafo, na Prefeitura do Rio de Janeiro. Esse emprego estatal, ele o conservou pela vida afora, até a aposentadoria.
 

Poucos anos depois, o Brasil entraria na Segunda Guerra Mundial, declarando guerra à Alemanha e preparando uma força expedicionária para atuar nos campos da Itália. Reservista de 1ª Categoria esteve perto de ser convocado, mas, por capricho do destino, foi seu irmão Afonso que seguiu para a batalha, atendendo ao chamado da pátria.
 

Entusiasmado, porém, como os jovens de sua época pela causa da liberdade, D’ Lancourt, após insistentes apelos, acabou por aceitar uma incumbência que lhe dera a revista Opinião, para a qual passou a fazer gravuras, ressaltando a bravura de nossos soldados, ou representando cenas de guerra. Duas importantes decisões mudariam sua vida naquele momento. A primeira foi a de procurar o pintor Osvaldo Teixeira, cujo ateliê passou a frequentar. A segunda, igualmente ajuizada, foi a de constituir família, casando-se com Lia Jansen de Melo, que se tornou a mãe de seus quatro filhos, Marilia, Luís Eduardo, Ângela e Marco Aurélio.
 

Obras de Aurélio D’ Lancourt


Aurélio D'Lancourt
41x33 cm


Aurélio D'Lancourt
40x30 cm